quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Era o primeiro dia de Débora na escola. A professora sugeriu que seria uma ótima idéia que todas as crianças se apresentassem entre si. A professora disse: "quando você encontrar o seu colega, por favor, aperte as mãos e se apresente pelo nome."

Se houvessem 14 crianças na classe, quantos apertos de mão aconteceram?

curiosidades de matrizes


Segunda curiosidade: uma curiosidade histórica
Algures no início do ensino secundário durante a execução de trabalhos em metal, efectuávamos medições com o auxílio do paquímetro (também conhecido por craveira). Este instrumento proporcionava medições deveras rigorosa devido a um artifício introduzido pelo matemático português Pedro Nunes, o nónio. Este matemático não só foi o primeiro a propor a ideia das loxodrómias como foi um pioneiro na resolução de problemas relacionados com máximos e mínimos.
Lembrei-me do pormenor do nónio e decidi fazer uma pequena pesquisa na Web sobre o seu trabalho. Nesse decurso deparei-me com a página digitalizada do livro Portuguese Pioneers onde é referido o cosmógrafo português Duarte Pacheco Pereira que foi o autor dum livro que esteve longe dos meios académicos devido ao valor comercial das informações relatadas, o Esmeraldo de Situ Orbis. O seu título é traduzido como O tratado dos novos lugares da Terra.
Neste livro, o autor apresenta o cálculo do valor dum grau de meridiano com uma reduzida margem de erro de quatro por cento e formula o princípio da gravitação.
Há um tempo atrás, decidi tentar determinar o espaço tangente ao grupo ortogonal na identidade de uma forma que me fosse intuitiva. É bem conhecido que esse espaço tangente é o conjunto das matrizes anti-simétricas. A ideia que segui foi calcular o espaço normal ao grupo considerando o espaço vectorial de todas as matrizes e depois determinar o seu ortogonal. Para isso, era necessária a determinação das derivadas parcais do determinante duma matriz qualquer A relativamente às suas entradas. Nesse contexto, fui conduzido à expansão do determinante da matriz A+tB, onde A e B são duas matrizes quadradas. Com base na expansão de determinantes deste tipo é possível escrever o polinómio característico da matriz A com base no traço das suas k-adjuntas. Escrevi um pequeno texto, “Uma curiosidade sobre matrizes”, onde exponho algumas das ideias.

aula de matriz

http://www.youtube.com/watch?v=265TB-TZ8g4&feature=player_detailpage

desafio


desafio curioso

Você é capaz de somar os algarismos de 1 a 100 em poucos minutos?
    Carl Friedrich Gauss (1777-1855) aos 10 anos de idade respondeu rapidamente 5.050 ao seu professor  surpreendendo-o pela sua grande habilidade na matemática. Em 1792, seu talento foi reconhecido pelo duque de Braunschweig, que lhe garantiu recursos para prosseguir o estudo de matemática. Gauss criou a geometria diferencial, e fez novas descobertas como a Lei da Reciprocidade Quadrática, que introduz o conceito de congruência e o Teorema Fundamental da Álgebra. Em 1801, publicou Disquisitiones Arithmeticae, seu tratado sobre a Teoria dos Números. No mesmo ano, calculou a órbita do asteróide Ceres. Com base em uma teoria que desenvolveu, previu corretamente onde e quando o Ceres deveria reaparecer. Morreu em 23 de fevereiro de 1855, sendo considerado o "Príncipe da Matemática".
Vejam abaixo a resolução proposta por Gauss
(isso aos 10 anos de idade):

curiosidade

O último teorema de Fermat
    Pierre de Fermat foi um grande matemático francês do século 17. Um dia, Fermat estava lendo um livro, "Aritmética" de Diofanto, onde o autor discutia as soluções inteiras para uma equação do tipo x² + y² = z². De acordo com o Teorema de Pitágoras, esses números constituem os lados de um triângulo retângulo. Existem infinitos números inteiros que satisfazem essa equação, como 3, 4 e 5 ou 5, 12 e 13.
    Fermat começou a pensar se o mesmo seria verdadeiro para cubos ou biquadrados (quarta potência), isto é, se existiriam também soluções inteiras para equações do tipo x^3 + y^3 = z^3 ou, x^4 + y^4 = z^4 de modo geral, x^n + y^n = z^n. Ele escreveu na margem do seu livro: "É impossível separar um cubo em dois, ou um biquadrado em dois, ou, de um modo geral qualquer potência, exceto o quadrado, em duas potências com o mesmo expoente. Descobri uma demonstração demasiadamente maravilhosa, mas é demasiadamente comprida para caber nesta margem."Fermat morreu sem apresentar a demonstração Com isso, criou-se um problema que desafiaria os maiores matemáticos do mundo durante mais de três séculos e meio. Euler, o maior matemático do século 18, teve que reconhecer sua derrota. Recentemente, grandes matemáticos como Elkies e Faltings, quase o demonstraram. Muitos matematicos modernos começaram a duvidar que Fermat tivesse realmente demonstrado esse teorema. Até que, em 1995, um matemático americano, Andrew Wiles demonstrou definivamente o último teorema de Fermat, consagrando-se mundialmente.
    
VOCÊ  SABIA?
 Que o maior número primo conhecido é , que tem 2.098.960 dígitos e foi descoberto em 01/06/1999 por Nayan Hafratwala, um participante do GIMPS, um projeto cooperativo para procurar primos de mersenne.
    Que são conhecidos 51539600000 casas decimais de  (Pi), calculadas por Y. Kamada e D. Takahashi, da Universidade de Tokio em 1997? E que em 21/08/1998 foi calculada pelo projeto Pihex a 5000000000000a. casa binária de (Pi).















segunda-feira, 14 de novembro de 2011

frase

Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.

mensagem

Em nossa vida, como na matemática, devemos:

- Somar alegrias;
- Diminuir tristezas;
- Multiplicar felicidade;
- E dividir amor.

Nestas dimensões, certamente todos gostamos da matemática.

Somar alegrias

Quem vive sozinho, longe dos outros, sem compartilhar alegrias, sem permutar experiências, diminui sua própria alegria e não alcança a felicidade. Ficamos, às vezes, penalizados, vendo tanta gente que ainda não fez esta descoberta. Pessoas que se fecham sobre si mesmas, por medo ou egoísmo, palmilham caminhos errados. Quem teme perder sua alegria, repartindo-a com os outros, ainda não aprendeu a psicologia humana.

Diminuir tristezas

A vida tem dessas compensações gratificantes. Quando conseguimos minorar a tristeza, nós é que saímos lucrando. Uma das mais profundas satisfações reservada a um coração humano é restituir o entusiasmo, a coragem e o otimismo aos irmãos da caminhada.

Multiplicar felicidade

Na família, no trabalho, na comunidade, em qualquer lugar onde plantamos felicidade, nós a multiplicamos. Felicidade partilhada é felicidade pessoal multiplicada.

Dividir o amor

Em matemática, quando dividimos um número pelo outro, o resultado final é sempre menor. Nas dimensões do amor humano, acontece exatamente o contrário. Dividir o amor com os outros é multiplicá-lo, é
aumentá-lo. Todo aquele que divide seu amor com alguém, descobre em seguida ter multiplicado seu amor.

Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade, dividir o amor: é o mais lindo programa de vida que podemos abraçar.

O ser humano é comunicativo por natureza. Não aguenta viver sozinho. O individualismo é o caminho mais certo da infelicidade, para a solidão. Somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar felicidade e dividir amor é a rota mais segura da Alegria de Viver. São estes os misteriosos caminhos da vida.

 

sábado, 29 de outubro de 2011

matriz







piada

O professor de matemática pergunta ao aluno:
— Luizinho.
— Pode perguntar, professor.
— Se você tivesse 30 reais num bolso e 70 no outro, o que teria?
— A calça de uma outra pessoa, professor!

charada

O que é, que é ? São sete irmãos. Cinco têm sobrenome e dois não ?

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

piada

Dois amigos bebem em um barzinho, quando um deles fala:
- Cara, sexo é pura matemática!
- Matemática? Nossa, eu achei que fosse amor!
- Não! Primeiro você diminui as roupas, depois divide bem as pernas e por último reza para não dar multiplicação.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

charada

O que é, que é ? Uma árvore tem doze galhos, cada galho com trinta ninhos, cada ninho com sete passarinhos ?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

vamos calcular um pouquinho?

Em uma partida de voleibol não pode haver empate.Por esse motivo,o regulamento de um torneio determina que as equipes marcam dois pontos por vitória e um ponto por derrota.Desputando um torneio,uma equipe jogou 7 partidas e somou 12 pontos.Quantas partidas essa equipe venceu e quantas partidas perdeu nesse torneio?

domingo, 11 de setembro de 2011

no ensino fundamental de um colégio estudam 1600 alunos,dos quais 720 são meninos.o número de meninos representa quanto por cento de número de alunos que estudam no Ensino Fundamental desse colégio?

aprendendo a se deslocar

Qual a distancia de um ponto situado a -6,35m do nivel do mar ate o ponto situado a -1,5m do nivel do mar?Suponha que os dois pontos considerados estejam alinhados verticalmente.
a)4,35m
b)4,45m
c)4,65m
d)4,85m
e)4,95m

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Problemas

Duas equipes da 1º divisão terminaram um torneio de futebol empatadas em último lugar.Uma delas deverá ser rebaixada para 2º divisão,enquanto a outra permanecerá na divisão em está.O regulamento manda que a decisão seja pelo saldo de gols de cada equipe, permanecendo então a equipe que tiver melhor saldo. Se a equipe A tem -13e a equipe B -9 de saldo de gols, qual delas deverá ser rebaixada?

BIOGRAFIA DE GUSTAV THEODOR FECHNER





Fisico por formacao e filosofo por vocacao, Gustav Theodor Fechner nasceu em Gross Sarchen, Alemanha em 19 de abril de1801.Fechner nasceu em uma aldeia do sudeste da Alemanha onde seu pai era o ministro.
Fechner foi fisiologista por sete anos, fisico durante quinze, psicofisico por catorze,esteticista experimental durante onze filosofo por quarenta. Dentre esses empreendimentos, a obra de psicofisica foi a que lhe conferiu maior fama. Fechner foi um dos pioneiros da psicologia experimental e da propia psicologia.
A obra mais importante de Fechner, porem foi Elemente der Psychophysik {1860; Elementos de Psicofisica}.nesse livro estudou a relacao entre as sensacoes {psiquicas} e os estimulos {fisicos} que as originam e formulou a lei que estabelece essa relacao, batizada com seu nome. 
Fechner caiu numa depressao que duraram varios anos. tinha dificuldade para dormir, nao conseguia digerir alimentos {no entanto, nao tinha fome e o seu corpo estsva quase em estado de inanicao}. a doenca de Fechner pode ter tido natureza neurotica, hipotese sustentada pela maneira estranha como depois conseguiu a cura.
sua melhora no entanto durou pouco. cerca de seis meses depois, os sintomas pioraram a ponto de ele temer pela a propia sanidade, oucupou-se em tarefas mecanicas e rotineiras como forma de terapia ocupacional.
Fechner morreu em Leipzig em 18 de novembro de 1887. 

LOGARITMOS

Antes de iniciarmos o estudo de logaritmos, é importante revermos alguns pequenos conceitos de exponeciais.
Sendo:  , dizemos que c é o expoente, b é a base e a é a potência.
Dependendo dos valores de a e b:
- poderá não haver valores de c que satisfaçam a igualdade
Exemplo:
- poderá haver um único valor de c que satisfaça a igualdade
Exemplo: (No caso, o único valor de c = 0)
- poderá haver infinitos números que satisfaça a igualdade
Exemplo:
Deduzimos assim que sendo b>0, e a>0, existe um único valor real c que satisfaça .
A partir disso, podemos definir o que é logaritmo, bem como iniciar o estudo de suas propriedades.
se, e somente se,
Onde b>0, e a>0

EXERCICIO DE LOG RESOLVIDOS

 

1. Resolver a equação 3x = 7 (lembra-se, a do início do artigo):
Aplicando o logaritmo na base 10 aos dois membros da equação temos:
log 3x = log 7
Pela propriedade L3:
x.log 3 = log 7 => x = log 7/log 3 = 0,845/0,477 = 1,771
2. Um capital de R$50.000,00 foi aplicado a uma taxa de juros compostos de 5% ao ano, e o capital de R$45.000,00 a 6% ao ano. Em quanto tempo os montantes estarão iguais?
Um uso muito comum das propriedades de logaritmo para resolver equações exponencias é no cálculo de juros compostos cuja fórmula é:
Juros Compostos
onde M é o montante, C o capital, i a taxa de juros e t o tempo.
Solução:
Sejam M1 e M2 os montantes correspondentes aos capitais aplicados. Usando a fórmula, temos que:
M1 = 50000(1 + 0,05)t e M2 = 45000(1 + 0,06)t
Temos que determinar o tempo para que M1 = M2. Assim:
Solução Exercício 2
Referência:
  1. Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977.

PIADAS DE MATEMATICA

   E Na aula de matemática:
- Quantos dedos eu tenho nessa mão, Joãozinho?
- Cinco, professora!
- Se eu tirar três, o que acontece?
- A senhora fica aleijada!…

PIADA DE MATEMATICA




Naqueles tempos, Jesus disse aos seus apóstolos:
- Irmãos, y = ax²+bx+c.
Os apóstolos, confusos, perguntaram: - Mas, Senhor... O que é isso?
Jesus disse:
- É uma parábola!

PEGADINHA

Uma lesma está no fundo de um poço que tem 15 metros de profundidade, e quer sair dele. Como lesma é lesma, ela sobre 4 metros durante o dia, mas desce três durante a noite.
Pergunta: em quantos dias ela conseguirá sair do poço?
em 12 dias ela conseguirá sair do poço.
Subindo 4 metros por dia e descendo 3 à noite, no décimo primeiro dia já terá subido 11 metros.
Um dia depois, no décimo segundo dia, subindo mais 4 metros chegará à boca do poço (15 m) e não terá porquê continuar descendo.

PEGADINHA MATEMATICA

Há um ônibus com 7 garotas.
Cada garota tem 7 sacolas.
Dentro de cada sacola há sete gatos grandes.
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos.
Todos os gatos têm 4 pernas cada um.
Pergunta: Quantas pernas há no ônibus?
Resposta: 10990
são 56 gatos por sacola
são 4 patas: 4×56= 224
são 7 sacolas: 224x 7=1568
são 7 garotas: 1568×7= 10976
cada garota tem 2 pernas: 2×7=14
então: 10976+14=10990
o resultado é: 10990

PIADA MATEMATICA

            APRENDENDO MATEMATICA
Joãozinho está indo muito mal em matemática. Os pais já tentaram de tudo: aulas particulares, brinquedos educativos, centros especializados, terapia, mas nada adiantou.
Certo dia, ao comentarem o problema com um amigo, este indica uma escola de freiras no bairro. Mesmo cansados de tantas tentativas, resolveram arriscar.
No primeiro dia, Joãozinho volta para casa com a cara séria e vai direto para o quarto, sem nem mesmo cumprimentar a mãe. Senta-se na escrivaninha e estuda sem parar. Na hora do jantar, Joãozinho come rapidamente e volta aos estudos.
A mãe fica pasma...
Isso se repetia dia após dia, até que chega o fim do bimestre e Joãozinho entrega o boletim à sua mãe. Encantada, ela observa a nota dez em matemática.
Sem se conter, ela pergunta:
— Filho, me diga o que fez você mudar deste jeito. Foram as freiras?
Joãozinho balança a cabeça negativamente.
— O que foi, então? — insiste a mãe — Foram os livros, a disciplina, a estrutura de ensino, o uniforme, os colegas? Me diz o que foi...
Joãozinho olha para a mãe e diz:
— Foi o medo, mãe. No primeiro dia, quando eu vi aquele cara pregado no sinal de mais, percebi que eles não estavam de brincadeira.

PROBLEMINHAS

o número 2916 é um número quadrado perfeito.qual é a raíz quadrada desse número?

[a]36
[b]44
[c]52
[d]54
[e]56

PROBLEMA DE MATEMATICA


 UMA PESQUISA CIENTIFICA DE BIOLOGIA REVELOU QUE UMA POPULAÇÃO INICIAL DE 1000 BACTÉRIAS AUMENTAVA, EM, MÉDIA,20% A CADA HORA. QUAL O NÚMERO DE BACTÉRIAS APÓS 3 HORAS?

MATEMATICA EM FOCO

OS NÚMEROS X E Y REPRESENTAM,RESPECTIVAMENTE,AS RAÍZES QUADRADAS EXATAS DOS NÚMEROS 51,84 E 40,96.ENTÃO X-Y VALE:

[A]0,08
[B]8
[C]1,8
[D]0,8
[E]2,8

ADIVINHE

Problema de idades

Tenho o quádruplo da idade que você tem. Daqui a 4 anos terei o triplo da sua idade. Quais são as nossas idades ?

EXERCICIOS RESOLVIDOS DE LOGARITMOS

No quarto número do Exercícios Resolvidos vamos colocar em prática a teoria apresentada no artigo sobre Logaritmo, o qual, sugiro, você deve consultar em caso de dúvidas, uma vez que serão apenas mencionadas as propriedades ali abordadas.
Exercício 1: Se logaba = 4, calcule:
Exercício 4 - Logaritmo
Solução:
Reescrevendo a expressão com o uso das propriedades dos logaritmos indicadas abaixo do sinal de igualdade, temos que:
Solução Exercício 1 - Logaritmo
Por outro lado, da condição inicial do exercício e da definição de logaritmo vem:
logaba = 4 => a = (ab)4 => a = a4b4 => b4 = 1/a3 => b = (1/a3)1/4 = 1/a3/4
Observe que acima foi considerado, apenas, o valor real de b maior do que zero na extração da raiz de índice 4 (condição de existência do logaritmo)
Substituindo o valor de b em logabb na expressão [1]:
Solução Exercício 1 - Logaritmo

A MATEMATICA

UMA EQUIPE A TEM SALDO NEGATIVO DE GOLS,ENQUANTO UMA EQUIPE B TEM SALDO NULO.QUAL DELAS TEM MAIOR SALDO?

MATEMATICA COM VC


 Caio tem 3600 reais na sua conta bancaria.Se ele fizer uma retirada de 4000 reais, como ficara o seu saldo?
NO COLEGIO JORGE AMADO EXISTEM 5 PROFESSORAS,USANDO VESTIDOS DE 5 CORES DIFERENTES.O SEU PROBLEMA É DESCOBRIR E ANOTAR  O NOME E A COR DO VESTIDO DE CADA UMA.PARA ISSO,VOCÊ TEM ALGUNS DADOS ,APRESENTADOS,A SEGUIR.VÁ LENDO CADA UM DELES COM ATENÇÃO,LEVANTE ALGUMAS HIPÓTESES E ESCREVA-AS,VERIFIQUE DEPOIS SE A SOLUÇÃO QUE VOCÊ ENCONTROU É ADEQUADA E ESCREVA A SOLUÇÃO EM FORMA DE TEXTO.

1-AS PROFESSORAS ESTÃO EM FILA.
2-A DE VESTIDO AMARELO ESTÁ ENTRE LÚCIA  E A DE VESTIDO VERMELHO.
3-VERA ESTÁ LOGO DEPOIS DA DE VESTIDO BRANCO.
4-A DE VESTIDO VERDE ESTÁ ENTRE A QUE VESTE AZUL E A TEREZINHA.
5-A DE VESTIDO BRANCO ESTÁ NUMA PONTA E LEDA ESTÁ NA OUTRA.
6-RITA ESTÁ ANTES DO VESTIDO AZUL.
7-TEREZINHA ESTÁ ENTRE O VESTIDO VERDE  E LEDA.
8-LÚCIA ESTÁ ENTRE VERA  E A QUE VESTE AMARELO.
9-DEPOIS DE LEDA NÃO HÁ NINGUÉM.

AI LOGARITMO

Ai os logaritmos!


Ahh, claro que consigo! Basta aplicar logaritmos à lei do desvanecimento em função de H0 e de t0 e dá...

 H0 = ln2 /t0

É isso não é?

Ficamos os três a olhar para a Luísa, surpreendidos com esta destreza matemática, nada usual em quem não é de ciências... nem mesmo em quem é...

Luísa, explica-me lá o que estás a dizer, o que é isso dos logaritmos?

O logaritmo, Ana, é simplesmente a função inversa da exponencial. Se  y = ex, então  x = ln(y). O logaritmo é o número a que se tem de elevar a «base» para obter o valor pretendido. O logaritmo é o expoente de uma potência.” Luísa fica à espera da reacção da Ana. “Continua, continua, estás a agradar”, responde esta com um sorriso sustentado.



trocando o eixo dos yy com o dos xx passa-se da exponencial para o logaritmo e vice-versa

Por exemplo, considera o número 1000. Se quiseres escrever 1000 como uma potência de 10

Isso mesmo: 3 é o logaritmo de 1000 na base 10! Acabaste de calcular um logaritmo de cabeça!

Eu?! Ena, estou verdadeiramente surpreendida”, retorquiu Ana piscando ambos os olhos.

Então agora vê lá se consegues calcular este:”, o Mário entusiasmado, ele adora ensinar, ia lá agora perder uma oportunidade destas,

Qual é o logaritmo de 8 na base 2?

Ai, meu Deus! Deixa lá ver... logaritmo é o expoente.. a base é 2... portanto, tu queres saber qual é o expoente que transforma 2 em 8...

É uma maneira de dizer ...

Pois é 3, uma vez que 23=8! O logaritmo de 8 na base 2 é 3!

Ana, os meus alunos universitários ficariam atrapalhados se eu lhes fizesse essa pergunta! Muito bem!” Mário endireitou-se na cadeira, parece-me que para tentar entender melhor como era possível que Ana tivesse entendido tão depressa o conceito de logaritmo. Decido concluir a «lição»:

Agora que estás uma mestra em logaritmos, deixa-me dizer-te uma pequena coisa em relação à notação. Logaritmo de 8 na base 2 escreve-se:

log2 (8)=3

Esta é a forma geral de designar os logaritmos. Mas normalmente os logaritmos que se usam são os de base 10 e os de base «e»; então, a notação para estes é simplificada, escrevendo-se:

«log» para log10
«ln» para loge.

Quando a Luísa escreveu «ln2» significa logaritmo de 2 na base «e», que vale aproximadamente 0,69.

Ana ouve-me com ar atento e começa a escrevinhar qualquer coisa num papel, aguardamos em silêncio, até que exclama: “Não consigo perceber como é que a Luísa concluiu que H0=ln2 /t0 ...

Bem, só te dei a definição do logaritmo... há umas propriedades que ajudam nestas contas... por exemplo, se notares que 2= e ln2... ou que ln(ex) = x ...

Ana volta a escrevinhar. Está tão decidida que ficamos todos suspensos. “Ah, já percebi!! pronto, podemos passar adiante!”, o ar decidido da Ana contrasta com o ar algo surpreendido dos outros, noto especialmente como mudou a opinião do Mário sobre elas, pois tem agora estampada na cara a admiração que a facilidade em matemática da Luísa e da Ana lhe causaram. Luísa deve ter percebido porque começa a dizer “aprender matemática é como aprender uma língua.. mais simples até, é quase um jogo...” Mário reage prontamente:

Portanto, só temos agora de entrar com o valor de H0 para obter o valor da semivida da matéria.

Sim Mário, mas qual das duas gamas de valores vais usar?

Duas gamas?? De que estás a falar?

Estou a perguntar se pretendes usar o valor de H0 actualmente aceite, que tem a curiosa propriedade de implicar que a idade do Universo é talvez menor do que a estimada para as estrelas mais antigas, como as dos aglomerados globulares da nossa galáxia, ou se preferes o valor mais modesto anteriormente calculado por Allan Sandage.”

 Uma equipe de voleibol tem 6 jogadores titulares e 6 jogadores reservas. Três desses jogadores tem 20 anos, dois jogadores tem 26 anos, dois tem 23 anos e os demais tem 21 anos,24 anos ,25 anos, 27 anos e 30 anos. qual é a média dos jogadores dessa equipe?

DESCUBRA

Ari, bruna e carlos almocao juntos todos os dias e cada um deles pede agua ou suco.
* se ari pede a mesma bebida que carlos, entao bruna pede agua.
*se ari pede uma bebida diferente da de bruna, entao carlos pede suco.
*se bruna pede uma bebida diferente da de carlos, entao ari pede agua.
*apenas um deles sempre pede a mesma bebida.
Quem pede sempre a mesma bebida e que bebida e essa?
[a]Ari;agua
[b]Bruna;agua
[c]Carlos;suco
[d]Bruna;suco

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

cada quadrinho na figura deve ser preenchido com um sinal de adicao ou de multiplicacao. qual e o maior valor possivel da expressao obtida depois de preenchidos todos quadrinhos?
    2[ ] 3[ ] 0[ ] 8 [ ] 9 [ ] 1

[a]77
[b]78
[c]79
[d]80
[e]81

Day e gisa bricam de escrever numeros no quadro. a bricadeira comeca com cada uma delas escrevendo um numero natural. depois disso:
*quem tiver o menor numero mantem esse numero.
*quem tiver escrito o maior numero troca-o pela a difereca entre seu numero e o numero da outra.
elas repetem esse procedimento ate que esses dois numeros fiquem iguais. se day comecou escrevendo 100 e gisa 88, qual o numero que vai ficar escrito no quadro no final da brincadeira?
[a]2
[b]4
[c]6
[d]8
[e]10
Tente responder.